BRASIL: Erdogan: Atentado de Istambul busca polarizar sociedade turca - EntornoInteligente

OGlobo / ISTAMBUL — O massacre na boate Reina de Istambul, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), busca polarizar a sociedade turca, afirmou nesta quarta-feira o presidente Recep Tayyip Erdogan. Enquanto as autoridades continuam a caça pelo autor do atentado, mais pessoas suspeitas de envolvimento com o ataque foram detidas nesta quarta-feira. Sem dar mais detalhes, o governo informou que o suposto atirador havia sido identificado.

Veja também Autor de massacre em boate de Istambul é identificado TV turca divulga ‘vídeo selfie’ do suspeito de massacre em Istambul Imprensa turca identificou terrorista erroneamente — (O ataque) tem por objetivo polarizar a sociedade, isto está muito claro — declarou Erdogan em seu primeiro discurso público desde o atentado de 1º de janeiro, que deixou 39 mortos e dezenas de feridos. — Vamos permanecer de pé e manter o sangue frio. Os ataques visam a que nossa emoção prima sobre nossa razão. Apesar de isso nos fazer sofrer, não é uma desculpa para se render.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu, a residência do suspeito foi vasculhada e as autoridades tentam agora estabelecer se o homem contou com a ajuda de cúmplices.

Ao menos 20 pessoas suspeitas de laços com o EI foram presas nesta quarta de manhã em Izmir, no Oeste da Turquia.

Outras 16 pessoas já haviam sido detidas no âmbito da investigação, entre elas a mulher do suposto autor e dois estrangeiros presos no aeroporto internacional Ataturk de Istambul. O atirador seria do Quirguistão ou Uzbequistão, de acordo com a imprensa turca.

O serviço de imprensa do ministério das Relações Exteriores do Quirguistão afirmou investigar esta possibilidade, considerando ser improvável o envolvimento de um dos seus cidadãos no ataque.

var element = document.getElementById(‘player-wrapper2-5554265’);var objVariaveis = criaFuncaoVariaveis(); var objPlaySemVar = {videosIDs: 5554265, width:594, height:396, displayEndScreen: true, onPlay: ‘GlobalGTM.taguearOsVideosNoPlay(5554265)’}; objPlayer = $.extend(objPlaySemVar, objVariaveis);new WM.Player(objPlayer).attachTo(element); BRASIL: Erdogan: Atentado de Istambul busca polarizar sociedade turca

Con Información de OGlobo

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi