BRASIL: CCJ do Senado aprova texto da PEC sobre eleições diretas - EntornoInteligente

Jornal do Brasil / A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (31), o texto original da PEC 67/2016, do senador Reguffe (sem partido-DF), que prevê eleições diretas em caso de vacância da Presidência da República decorridos até três anos de mandato. 

No texto original, mantém-se o princípio da anualidade, ou seja, as regras eleitorais só podem ser alteradas no mínimo um ano antes da eleição. No relatório do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), as novas regras não teriam que cumprir a anualidade. 

Os senadores discutiram a PEC 67/16 por mais de uma hora na CCJ. O principal ponto da discussão foi o prazo para as novas regras entrarem em vigor se a PEC for aprovada pelo Congresso.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) pediu a rejeição do substitutivo do senador Lindbergh Farias e a aprovação da proposta original do autor, senador Reguffe. Ferraço (PSDB-ES) leu voto em separado à PEC 67/2016. 

O texto aprovado da PEC 67/2016 prevê a realização de eleição direta para presidente e vice-presidente da República em caso de vacância desses cargos nos três primeiros anos do mandato presidencial.

Mais informações em instantes

BRASIL: CCJ do Senado aprova texto da PEC sobre eleições diretas

Con Información de Jornal do Brasil

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Add comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *