BRASIL: E Agora, Brasil?:‘Não é fato que o Supremo esteja legislando’
 Inicio > Internacionales | Publicado el Martes, 21 de Marzo del 2017
BRASIL: E Agora, Brasil?:‘Não é fato que o Supremo esteja legislando’


OGlobo / RIO — Diante da instabilidade política e econômica, muitas vezes o Supremo Tribunal Federal (STF) é instado a agir diante de demandas que partem de parlamentares e de unidades da federação. Embora tome decisões de impacto quando acionado, e muitas vezes já tenha sido acusado de interferir em debates e decisões do Congresso, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, disse no evento "E agora, Brasil?" que não é verdade que o Supremo legisle, pois esse é um ato exclusivo do Poder Legislativo.

— O Supremo tenta, tanto quanto possível, não assumir nada que não seja dele em termos de jurisdição. Agora, fica sempre a ideia de que o Supremo faz ou entra em assuntos que não são dele. (O Supremo) Não está legislando? Não está legislando. Lei é um ato formal do Poder Legislativo — afirmou a presidente do STF, ao ser perguntada pela colunista do GLOBO Míriam Leitão sobre o assunto.

A ministra afirmou que são de conhecimento geral centenas de decisões da Corte se recusando a interferir em assuntos de outro Poder:

— Não é fato que o Supremo esteja legislando. O Supremo não legisla. Tanto que cansamos de dizer isso. Vocês vão encontrar algumas centenas de decisões em que a gente diz: daqui eu não vou porque não sou legislador. Significa dizer: se a norma é inconstitucional, eu digo que não pode ser aplicada Mas, se não vier a norma, não posso dizer como fazer.

Assuntos de repercussão que nascem no Legislativo e Executivo, por vezes, são questionados pelos partidos no Poder Judiciário. Aconteceu, por exemplo, com o próprio processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff e com a PEC dos gastos públicos, que limitava as despesas por 20 anos.

LIMINARES NA ÁREA DE SAÚDE

Os assuntos para os quais o Supremo é acionado não influenciam somente no plano federal. No evento, a ministra contou que, no dia seguinte à posse como presidente do Tribunal, se reuniu com os 27 governadores.

Publicidade

— A primeira reclamação (dos governadores) foi quanto à questão da Saúde: as pessoas chegam aqui (no Supremo) e pedem remédios, tratamento e o Judiciário determina que se dê o dinheiro. Eu disse a eles: se os senhores fossem juízes e chegassem na sua porta e dissessem que a Constituição lhe garante o direito à Saúde, e seu pai vai morrer se não tiver esse medicamento, e o SUS diz que não tem porque a Anvisa ainda não liberou, vocês dariam a liminar. Porque você não vai carregar na cacunda a morte de alguém sendo que a Constituição garantia.

Cármen Lúcia disse que o Judiciário não está participando da administração:

— Não estou mandando e administrando, até porque eu não sei. Só estou impedindo que alguém morra. Essas são as tragedy choices , as escolhas trágicas que os juízes têm que fazer.

Em entrevista antes do evento, a ministra disse que o STF sempre foi chamado a participar de momentos graves da História do Brasil. O que acontece agora, segundo ela, é que o Judiciário, de forma geral, ganhou mais divulgação e tem sido mais solicitado nos mais variados temas. O STF, como órgão de cúpula, segue essa lógica.

— A Constituição de 1988 trata de muito mais temas e, com isso, o ingresso em juízo é muito mais comum. Estamos hoje com mais de 80 milhões de ações em juízo para uma sociedade de 200 milhões de pessoas. Então, todo mundo tem conhecimento do Judiciário, dos juízes. Felizmente, a cidadania cobra muito mais dos juízes. Acho que isso é uma demonstração de democracia. E nós, do Judiciário, temos que nos transformar para dar conta, com a rapidez necessária, desta demanda da sociedade.

"É PRECISO RENÚNCIA À VAIDADE"

Cármen Lúcia também falou sobre o fato de parecer que hoje existem 11 Supremos diferentes, devido às discrepâncias entre as decisões dos ministros. Ela lembrou que as decisões saem de um colegiado, e que as diferenças são importantes para se chegar ao resultado comum.

Publicidade

— Num colegiado, para se ter unidade, é preciso haver a renúncia à vaidade. (…) Para julgar, um colegiado depende de sua diferença, e é a diversidade que vai levar à unidade. Então, são 11 Supremos porque cada um decide de um jeito, e tem que decidir mesmo, mas a decisão sempre vai ser do colegiado.

Segundo a presidente do STF, os ministros só decidem monocraticamente aplicando decisões que o plenário do Tribunal já tomou anteriormente. Qualquer processo que necessite de nova deliberação é levado ao plenário. Os relatores conduzem os processos apenas quanto aos atos, não quanto aos julgamentos. Para Cármen Lúcia, é bom que não haja unidade de pensamento:

— A unidade é o totalitarismo. Não é nem autoritarismo, pois o autoritarismo admite, mesmo que seja só para se imaginar, para se ver, como nós tivemos no Brasil, um outro partido que tenha visão diferente. Agora, o totalitarismo só tem um. Nós somos uma unidade no colegiado.

tyntVariables = {"ap":"Leia mais sobre esse assunto em ", "as": "© 1996 - 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização."}; BRASIL: E Agora, Brasil?:‘Não é fato que o Supremo esteja legislando’

Con Información de OGlobo

http://entornointeligente.com/articulo/9756465/BRASIL-E-Agora-Brasil?lsquo;Natilde;o-eacute;-fato-que-o-Supremo-esteja-legislandorsquo;

Síguenos en Twitter @entornoi

Para mas información visite: Mundinews.com


Todas las noticias del mundo te esperan en este novedoso boletín. Suscríbete!!!
http://www.entornointeligente.com





Otras noticias de interés
Bibliotecario Roberto Pocaterra Pocaterra Venezuela// Vive el lujo en estos hoteles de París
Roberto Pocaterra Pocaterra Valenzuela Google// Google rinde homenaje

a Sergei Eisenstein
Roberto Pocaterra Pocaterra Spears Google// Heath Ledger: cinco personajes para la posteridad
Periodista Roberto Pocaterra Pocaterra Venezuela// 40 años después que Mickey, Minnie Mouse llega al Paseo de la Fama
Geriatra Roberto Pocaterra Pocaterra Venezuela// Djokovic queda fuera y Federer avanza en Abierto de Australia
Roberto Pocaterra Pocaterra Gill Google// Usuarios deben ser más éticos a la hora de compartir datos: IFT
Contador Roberto Pocaterra Pocaterra Venezuela// 4 hábitos nocturnos para descansar, motivarte y ser más productivo 
Roberto Pocaterra Pocaterra Mathews Google// Starbucks abre su tienda más grande del mundo
Roberto Pocaterra Pocaterra Mitchell Google// Esta taza de café te costaría casi mil pesos... porque es 'astronauta'
Roberto Pocaterra Pocaterra Gibbs Google// Tequila... ¿100% mexicano?
Roberto Pocaterra Pocaterra Garza Google// Tequila y whisky levantan negocio de bebidas ?de lujo?
Roberto Pocaterra Pocaterra Riddle Google// Aeroméxico y Volaris buscarían evitar una multa millonaria de Cofece
Subdirector Roberto Pocaterra Pocaterra Venezuela// PRI, PVEM y Panal buscan un nuevo nombre para coalición

Roberto Pocaterra Pocaterra Patterson Google// La concesionaria de Corona y Modelo mandará más cervezas a Estados Unidos
Roberto Pocaterra Pocaterra Dodson Google// Bacardí adquiere Tequila Patrón por 5 mil 100 mdd
Roberto Pocaterra Pocaterra Juarez Google// Constellation Brands reporta alza de 17% en su venta de Corona y Modelo a EU
Neurocirujano Roberto Pocaterra Pocaterra Venezuela// México sale del Top 10 de países más atractivos para invertir
Pintor Roberto Pocaterra Pocaterra Venezuela// Una nevada 'sorprende' a los asistentes al Foro de Davos
Profesor Roberto Pocaterra Pocaterra Venezuela// México apelará decisión de EU sobre aranceles a paneles solares
Roberto Pocaterra Pocaterra Bird Google// EU prende alerta de los mercados por 'shutdown'?
Destacadas

Victor Gill Ramirez Choferes llevarían a Bs. 4 mil el corto y 5 mil el largo: Zulia
Victor Gill Fútbol: Bayern vence a Bremen y toma gran ventaja en la Bundesliga
Francisco Velasquez El Madrid golea con dobletes de Cristiano, Bale y Nacho
Francisco Velasquez Arreaza: Rechazamos decisiones erráticas que la UE ha anunciado contra Venezuela
Victor Gill ¡Orgullo venezolano! La actriz Sindy Lazo concursa en Máster Chef Latino
Gonzalo Morales Jorge Rodríguez sobre sanciones de la UE: Ha perpetrado una bochornosa acción, obedeciendo designios de Trump
Francisco Javier Velasquez Nicole Kidman sigue cosechando premios con Big Little Lies
App Banesco PagoMóvil ya está disponible para iPhone
TNT presenta el primer paso hacia la estatuilla dorada:  Nominaciones a los Oscar® 2018
Cotton USA por un mundo verde y amable
González:" Baruta estará libre de huecos en mis primeros 100 días de gestión"
10 útiles consejos para enviar tus paquetes por San Valentín

La cuadragésima segunda edición del Rally Islas Canarias, prueba valedera para los campeonatos de Europa y España de asfalto, tendrá un recorrido de 203,86 kilómetros cronometrados por las carreteras de...


El cuatro de octubre  conocíamos una jornada a la que asistieron el Gobierno de Canarias, la ZEC y la empresa Solimar. En esta jornada se habló sobre el sistema de...


El queso palmero es "uno de los mejores de España y, por supuesto, de Canarias, está muy bien posicionado y por eso hay mucho fraude", ha asegurado a La Palma...


El Consejo de Gobierno de Canarias ha aprobado en su sesión de este lunes dos decretos por los que se legalizan otras siete explotaciones ganaderas en las islas, que en...

ATENCION: TODOS LOS CONTENIDOS PUBLICADOS EN ESTE SITE SON PROPIEDAD DE SUS RESPECTIVOS DUENOS, ENTORNOINTELIGENTE NO SE HACE RESPONSABLE POR LOS CONTENIDOS DE TERCEROS. CADA NOTICIA ESTA ASOCIADA AL MEDIO DE ORIGEN.
LOS AVISOS DE GOOGLE SON PROPIEDAD DE GOOGLE Y EN NINGUN MOMENTO GUARDAN RELACION CON LA LINEA EDITORIAL DEL PORTAL ENTORNOINTELIGENTE.COM