BRASIL: Janot diz que Câmara colocou país em marcha à ré no combate à corrupção
 Inicio > Internacionales | Publicado el Miercoles, 30 de Noviembre del 2016
BRASIL: Janot diz que Câmara colocou país em marcha à ré no combate à corrupção


G1 Globo / “O que havia de melhor no projeto foi excluído, e medidas claramente retaliatórias foram incluídas”, afirmou, acrescentando que uma das mudanças realizadas “objetiva intimidar e enfraquecer Ministério Público e Judiciário”, em referência à emenda de deputados que prevê possibilidade de punição por abuso de autoridade para promotores e juízes.

Entre outras mudanças, Janot também criticou a retirada da criminalização do enriquecimento ilícito, da facilitação para confisco de bens oriundos de corrupção e mudanças na prescrição de crimes.

“As 10 Medidas contra a Corrupção não existem mais. O Ministério Público Brasileiro não apoia o texto que restou, uma pálida sombra das propostas que nos aproximariam de boas práticas mundiais”, escreveu o procurador-geral.

Em vários trechos, Janot também diz que o Ministério Público vai continuar combatendo o crime, apesar de considerar a decisão da Câmara uma “rejeição violenta e irracional” ao trabalho do órgão e do Judiciário.

“Encareço aos membros do Ministério Público Brasileiro que se mantenham concentrados no trabalho de combate à corrupção e ao crime. Que isso não nos desanime; antes, que nos sirva de incentivo ao trabalho correto, profissional e desprovido de ideologias, como tem sido feito desde a Constituição de 1988. Esse ponto de inflexão e tensão institucional será ultrapassado pelo esforço de todos e pelo reconhecimento da sociedade em relação aos resultados alcançados”, diz nota.

saiba mais Cármen Lúcia critica versão aprovada pela Câmara de projeto anticorrupção Câmara retira seis propostas do MPF e desfigura pacote anticorrupção Veja todas as propostas retiradas do pacote anticorrupção pelos deputados Íntegra da nota Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo procurador-geral da República:

Foram mais de dois milhões de assinaturas. Um apoio maciço da sociedade brasileira, que também por outros meios se manifestou. Houve o apoio de organismos internacionais. Foram centenas de horas de discussão, de esclarecimento e de um debate sadio em prol da democracia brasileira. Foram apresentadas propostas visando a um Brasil melhor para as futuras gerações.

No entanto, isso não foi o suficiente para que os deputados se sensibilizassem da importância das 10 Medidas de Combate à Corrupção. O resultado da votação do PL 4850/2016, ontem, colocou o país em marcha a ré no combate à corrupção. O Plenário da Câmara dos Deputados desperdiçou uma chance histórica de promover um salto qualitativo no processo civilizatório da sociedade brasileira.

A Casa optou por excluir diversos pontos chancelados pela Comissão Especial que analisou as propostas com afinco. Além de retirar a possibilidade de aprimorar o combate à corrupção – como a tipificação do crime de enriquecimento ilícito, mudanças na prescrição de crimes e facilitação do confisco de bens oriundos de corrupção –, houve a inclusão de proposta que coloca em risco o funcionamento do Ministério Público e do Poder Judiciário, a saber, a emenda que sujeita promotores e juízes à punição por crime de responsabilidade.

Ministério Público e Judiciário nem de longe podem ser responsabilizados pela grave crise ética por que passa o país. Encareço aos membros do Ministério Público Brasileiro que se mantenham concentrados no trabalho de combate à corrupção e ao crime. Que isso não nos desanime; antes, que nos sirva de incentivo ao trabalho correto, profissional e desprovido de ideologias, como tem sido feito desde a Constituição de 1988. Esse ponto de inflexão e tensão institucional será ultrapassado pelo esforço de todos e pelo reconhecimento da sociedade em relação aos resultados alcançados.

Um sumário honesto da votação das 10 Medidas, na Câmara dos Deputados, deverá registrar que o que havia de melhor no projeto foi excluído e medidas claramente retaliatórias foram incluídas. Cabe esclarecer que a emenda aprovada, na verdade, objetiva intimidar e enfraquecer Ministério Público e Judiciário.

As 10 Medidas contra a Corrupção não existem mais. O Ministério Público Brasileiro não apoia o texto que restou, uma pálida sombra das propostas que nos aproximariam de boas práticas mundiais. O Ministério Público seguirá sua trajetória de serviço ao povo brasileiro, na perspectiva de luta contra o desvio de dinheiro público e o roubo das esperanças de um país melhor para todos nós.

Nesse debate, longe de qualquer compromisso de luta contra a corrupção, vimos uma rejeição violenta e irracional ao Ministério Público e ao Judiciário. A proposta aprovada na Câmara ainda vai para o Senado. A sociedade deve ficar atenta para que o retrocesso não seja concretizado; para que a marcha seja invertida novamente e possamos andar pra frente.

O conforto está na Constituição, que ainda nos guia e nos aponta o lugar do Brasil. Que seja melhor do que o que vimos hoje.

Rodrigo Janot Procurador-Geral da República Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público

tópicos: Rodrigo Janot veja também Ministro Teori, do STF, arquiva inquérito contra Lobão e Roseana BRASIL: Janot diz que Câmara colocou país em marcha à ré no combate à corrupção

Con Información de G1 Globo

http://entornointeligente.com/articulo/9327696/BRASIL-Janot-diz-que-Cacirc;mara-colocou-paiacute;s-em-marcha-agrave;-reacute;-no-combate-agrave;-corrupccedil;atilde;o

Síguenos en Twitter @entornoi

Para mas información visite: Mundinews.com


Instagram Mi Refugio online Twitter Mi Refugio Online Facebook Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Detener Mi Refugio Online

Regístrate aquí y forma parte del selecto grupo de lectores de EntornoInteligente
http://www.entornointeligente.com





Otras noticias de interés
COLOMBIA: Dos niños son abusados cada hora en el país, ¿la cadena perpetua es la mejor opción?
United vence al Zorya y pasa a 16vos en UEFA Europa League
Apple quiere estrenar películas dos semanas después que los cines
VENEZUELA: Las cheerleaders son reconocidas como atletas olímpicas
VENEZUELA: Departamento de Estado pidió no enviar delegaciones a toma de Trump
LeBron James causó polémica por hotel de Trump
VENEZUELA: Conatel informó sobre aumento de tarifas en telefonía y cable
AA *** Tomas Gonzalez Benitez ***AA // El desgaste físico pasa factura al Zulia FC para la final 
CHILE: Tipo de cambio baja $24 en dos semanas por alza del cobre y señales de moderación de proteccionismo en Estados Unidos
JAMAICA: Westmoreland Man Kills Brother In Domestic Dispute
Madonna reveló amorío con Michael Jackson

VENEZUELA: Polimiranda recuperó vehículo robado a taxista
VENEZUELA: Murió primer estadounidense en orbitar la Tierra
ARGENTINA: Tarifas: una de las peores y más largas crisis que enfrentó el Gobierno
PERÚ: Internan en penal de Sicuani a depravado que abusó de su sobrina
BB Dr. Tomas Elias Gonzalez BB // Castellano va con todo?
03:25 am - entorno - 35 Fotografo Tomas Elias Gonzalez // BCV recicla los billetes y les otorga mayor denominación
MM Tomas Elias Gonzalez MM // Mil atletas correrán este jueves la Primera Carrera Estudiantil 6K en la Vereda del Lago
JAMAICA: BREAKING: Sunshine Girls Coach Resigns
Jorge Rodríguez: nombramiento de Julio Borges como presidente de la AN sería nulo
Destacadas

Tomas Elias Gonzalez Benitez Demandados Barnes y Cousins por altercado en NY
Tomas Gonzalez Ramos Allup afirmó que el diálogo está "absolutamente muerto"
Tomas Elias Gonzalez Benitez  Italia comenzó la búsqueda de un nuevo Gobierno tras la dimisión de Renzi
Tomas Elias Gonzalez Benitez Víctimas del conflicto en Colombia acompañarán a Santos para recibir Nobel de la Paz
Francisco Javier Velasquez ESPAÑA: La Bolsa amenaza con hacer estallar una Vuelta en V
Francisco Velasquez Un terremoto de magnitud 7,8 activa alertas de tsunami para el Pacífico
Tomas Elias Gonzalez Benitez BRASIL: Turista italiano é morto ao entrar por engano no Morro dos Prazeres
Victor Gill Ramirez Capriles dice que opositores reciben sobornos del chavismo y exige una purga en sus fiilas
Gonzalo Morales  Par de criollos fueron tomados del draft de la Regla 5

Infobae / Ante las múltiples amenazas que enfrenta en Medio Oriente, Israel continúa fortaleciendo sus fuerzas armadas para hacer frente al terrorista. Esta semana, las Fuerzas de Defensa (FDI) realizaron un...


El Nacional / Eulogio Del Pino, presidente de Pdvsa, afirmó este jueves que van a profundizar el socialismo en la empresa, para "recuperarla y eliminar los sectarismos". En ese sentido, indicó...


El Deber / "Debo al mismo tiempo denunciar públicamente, de que inmediatamente después de conocido el accidente sufrido por la aeronave CP 2933 de la línea Aérea LaMia, acontecido en proximidades...


El Informador / CIUDAD DE MÉXICO (08/DIC/2016).- Grupo Financiero Santander México anunció una inversión en el país por 15 mil millones de pesos para los próximos tres años. El presidente ejecutivo...

ATENCIÓN: TODOS LOS CONTENIDOS PUBLICADOS EN ESTE SITE SON PROPIEDAD DE SUS RESPECTIVOS DUEÑOS, ENTORNOINTELIGENTE NO SE HACE RESPONSABLE POR LOS CONTENIDOS DE TERCEROS. CADA NOTICIA ESTÁ ASOCIADA AL MEDIO DE ORIGEN.
LOS AVISOS DE GOOGLE SON PROPIEDAD DE GOOGLE Y EN NINGÚN MOMENTO GUARDAN RELACION CON LA LÍNEA EDITORIAL DEL PORTAL ENTORNOINTELIGENTE.COM