Em debate na TVE, candidatos a prefeito de Salvador apresentam propostas
 Inicio > Internacionales | Publicado el Viernes, 23 de Septiembre del 2016
Em debate na TVE, candidatos a prefeito de Salvador apresentam propostas


Agencia Brasil / A TV Educadora da Bahia, que integra a rede de emissoras públicas de televisão, promoveu na noite ontem (22) debate entre os candidatos à prefeitura de Salvador. Foi o primeiro debate na televisão nestas eleições municipais. Seis dos sete candidatos participaram. O programa foi dividido em quatro blocos e cada um seguia uma dinâmica diferente. No primeiro deles, um tema - de um total de seis - era sorteado da urna, e um candidato também era sorteado, sem repetição, para responder à pergunta, elaborada por jornalistas da casa. Prioridades no orçamento municipal, emprego, combate à corrupção, saúde, segurança pública e educação foram os temas respondidos pelos candidatos que tiveram dois minutos e meio.

O atual prefeito, ACM Neto, candidato à reeleição, não participou e justificou a ausência por causa de compromissos da prefeitura. A ausência dele foi criticada pelos adversários.

 

TVE Bahia promoveu primeiro debate eleitoral com candidatos a prefeito de Salvador Sergio lsensee/IRDEB 

Orçamento

Sobre orçamento e investimentos, o candidato Rogério Daluz (PRTB) disse que uma de suas prioridades é o corte de cargos comissionados nos órgãos públicos, o que geraria uma economia de 30%, e a verba seria investida na saúde pública. "Essa tal de governabilidade não funciona, porque a Casa Civil, por exemplo, acumula cargos sem sentido e gera gastos que deveriam ser investidos em trabalhadores das áreas-fim".

Trabalho

A deputada federal, Alice Portugal (PCdoB), respondeu sobre trabalho e geração de empregos. Para ela, é importante fortalecer as cooperativas e redes de economia solidária, capacitar e organizar os ambulantes e elencar indústrias sustentáveis que possam gerar empregos formais. "Vou constituir, também, a criação de outros postos de trabalho, com o sistema de intermediação de mão-de-obra, já que hoje quem faz isso é somente o governo do estado. O camelô, ambulante, feirante, não vai apanhar, não vai receber gás lacrimogêneo: vamos garantir justiça e respeito ao trabalho informal", garantiu.

Corrupção

A candidata e atual vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (PPL), falou sobre combate à corrupção. Antes de responder sobre o assunto, a candidata disse que por uma escolha de ACM Neto, ela não integrou a chapa com o atual prefeito. Segundo Célia Sacramento, a decisão foi tomada horas antes da convenção partidária e, com isso, não teve tempo de participar de outra coligação. "Para combater a corrupção, nós precisamos de práticas de governança, com transparência, prestação de contas, controle. A partir desses mecanismos, conseguiremos mais recursos para cuidar da cidade, por evitar a corrupção", disse a candidata.

Saúde

A saúde foi o assunto sorteado para o Pastor Sargento Isidório (PDT). O candidato citou trechos da Bíblia e defendeu a criação de um hospital da mulher, em Salvador. "As mulheres têm um papel fundamental, precisam ser olhadas. A saúde de Salvador precisa ser ampliada e os postos de saúde devem colocar profissionais de saúde humanos, que peguem nas pessoas e as examinem, porque atualmente apenas olham e já entregam o receituário ao paciente", disse o candidato, que é deputado estadual.

Saiba Mais Sete chapas concorrem à prefeitura de Salvador; duas mulheres estão na disputa Segurança

O professor Fábio Nogueira (PSOL) respondeu sobre segurança. O candidato criticou o modelo atual e disse ser ineficaz agir com repressão. Para o candidato, a prioridade é combater o extermínio da juventude negra nas periferias e abrir o debate sobre a descriminalização das drogas. "A guerra às drogas acaba por exterminar a juventude negra, vitima cidadãos civis e policiais militares, que se colocam no combate e ficam em risco. Precisamos mudar o conceito de segurança, e o fortalecimento da Guarda Civil pode ajudar nisso", propôs.

Educação

O último tema do primeiro bloco ficou com Cláudio Silva (PP), que apresentou suas propostas para a área da educação. Silva destacou a importância das creches públicas e a valorização e junção delas com as comunitárias. "A partir da creche, nós temos um ensino fundamental que é outro problema municipal. É preciso criar uma política de valorização não só da escola, com reformas, mas uma valorização do profissional da educação, que precisa estar bem remunerado e a merenda escolar precisa ser de qualidade", disse o candidato, que já ocupou o cargo de Secretário de Educação.

Segundo bloco

O segundo bloco do debate eleitoral foram apresentadas perguntas gravadas de representantes de diferentes áreas da gestão pública. Um sorteio definiu quem responderia cada pergunta e quem comentaria a resposta, com direito a réplica. Os assuntos foram, em ordem, mobilidade urbana, preservação ambiental e da Mata Atlântica, saúde pública, incentivo ao comerciante e moradia.

Sobre o tema mobilidade urbana, Pastor Sargento Isidório defendeu o aumento da frota de ônibus e facilitar o acesso da população ao transporte público.

Já Fábio Nogueira criticou a aprovação da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município de Salvador (Louos), pelo atual prefeito, sem consultar a população.

Para o candidato Cláudio Silva, as escolas devem incluir a questão da preservação ambiental na sala de aula.

Em relação à saúde, Rogério Daluz defendeu que todos os candidatos deveriam assinar um documento garantindo que utilizarão apenas o SUS, caso eleitos, para garantir uma melhoria no sistema.

Já Alice Portugal defendeu também a criação de um hospital da mulher, sobretudo devido à dificuldade que algumas gestantes enfrentam para definir onde farão o parto.

Cláudio Silva e Célia Sacramento concordaram na necessidade de reduzir impostos e aumentar o incentivo para comerciantes não demitirem funcionários e reduzirem as taxas de desemprego. Célia ainda respondeu sobre moradia e falou sobre edifícios sem utilização, no centro da cidade, que poderiam ser destinados à famílias sem moradia. Isidório acrescentou que o problema pode ser enfrentado, também, com a criação de mutirões para a construção de casas populares.

Alice Portugal respondeu sobre mobilidade e citou a criação de bicicletários nas estações de metrô, investimento nos planos inclinados, uma revisão nos atuais contratos com empresas de ônibus e a criação de teleféricos para ligar bairros, por meio de parceria com o governo do estado.

Terceiro bloco

O terceiro bloco exibiu perguntas de candidatos para candidatos. Um sorteio definiu quem perguntava e quem respondia, com direito a réplica e tréplica. A maioria dos questionamentos foi de crítica ao atual prefeito ACM Neto, como priorização de obras e a falta de investimento em inclusão social.   O debate durou duas horas. 

Edição: Carolina Pimentel Em debate na TVE, candidatos a prefeito de Salvador apresentam propostas

Con Información de Agencia Brasil

http://entornointeligente.com/articulo/8987734/Em-debate-na-TVE-candidatos-a-prefeito-de-Salvador-apresentam-propostas

Síguenos en Twitter @entornoi

Para mas información visite: Mundinews.com


Instagram Mi Refugio online Twitter Mi Refugio Online Facebook Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Detener Mi Refugio Online

En Smart-Reputation.com tenemos la solución para mejorar tu reputación on line.
http://www.smart-reputation.com





Destacadas


El Deber / Para Sandra Alcázar su trabajo está delante de una relación amorosa, y es por eso que negó ser pareja del capitán del equipo azul de Juga2 (Red Uno),...

Ads by Web24

Cunas, Coches, Biberones, Ropa de Niña y Niños... Y muchos juguetes
mundoparabebes.com

El Heraldo / Los países miembros de la Opep han acordado este miércoles en Argel congelar la producción de crudo con el objetivo de reducirla a 32.5 millones de barriles diarios...

Ads by Web24

WEB24 IT Services offers SEO solutions and Digital Marketing
http://www.web24it

Cinco Dias / E n 2016 es impensable hacerse una idea de un mundo sin Internet. La evolución es tan progresiva que todo se digitaliza a pasos agigantados. Y este proceso...


El Deber / Varias unidades de bomberos se movilizan en cercanías del aeropuerto internacional de Viru Viru en Santa Cruz debido al incendio de unos pastizales que se encuentran en una...

Ads by Web24

En Smart-Reputation.com tenemos la solución para mejorar tu reputación on line.
http://www.smart-reputation.com
ATENCIÓN: TODOS LOS CONTENIDOS PUBLICADOS EN ESTE SITE SON PROPIEDAD DE SUS RESPECTIVOS DUEÑOS, ENTORNOINTELIGENTE NO SE HACE RESPONSABLE POR LOS CONTENIDOS DE TERCEROS. CADA NOTICIA ESTÁ ASOCIADA AL MEDIO DE ORIGEN.
LOS AVISOS DE GOOGLE SON PROPIEDAD DE GOOGLE Y EN NINGÚN MOMENTO GUARDAN RELACION CON LA LÍNEA EDITORIAL DEL PORTAL ENTORNOINTELIGENTE.COM