Milhares de manifestantes apoiam líderes catalães em Bruxelas
 Inicio > Internacionales | Publicado el Jueves, 07 de Diciembre del 2017
Milhares de manifestantes apoiam líderes catalães em Bruxelas


Jornal do Brasil / Mais de 45 mil pessoas estão concentradas nesta quinta-feira (7), em Bruxelas, na Bélgica, para demonstrar apoio ao ex-presidente catalão, Carles Puigdemont e quatro de seus ex-conselheiros, que estão no país há pouco mais de um mês. O evento foi organizado pelas organizações separatistas ANC e Òmnium Cultural, que têm seus líderes, Jordi Sánchez e Jordi Cuixarte, presos na Espanha.

Desde a noite desta quarta-feira já havia centenas de pessoas com bandeiras, cachecóis e cartazes com as cores da bandeira catalã circulando pelas ruas de Bruxelas. A concentração, na manhã desta quinta-feira, começou no Parque do Cinquentenário, no centro da capital belga, e terminará na Place Jean Rey, a poucos metros do Parlamento Europeu.

Os manifestantes -  catalães e simpatizantes da causa separatista - defendem a declaração de independência da região e a instauração de uma república na Catalunha. Além disso, pedem liberdade para Puigdemont e os conselheiros, que consideram como presos políticos.

A manifestação teve início por volta das 11h30 (horário local) e contou com a participação de Puigdemont e outros líderes catalães. Segundo a polícia belga, cerca de 45 mil pessoas participam do ato. De acordo com a organização do evento, milhares de pessoas viajaram para a Bélgica nos últimos dias para participar da manifestação, se deslocando em cerca de 250 ônibus, voos comerciais e alguns fretados. O lema do ato é "Despierta, álzate por la democracia" (Acorda, levanta-te pela democracia).

Contexto

Após uma tentativa frustrada de declaração de independência da região, no dia 27 de outubro, Carles Puigdemont e outros quatro políticos foram para a Bélgica, de onde afirmam lutar por um julgamento justo.

Eles, e mais de uma dezena de outros políticos envolvidos no processo, foram acusados pelo governo espanhol dos crimes de rebelião, insurreição, peculato, entre outros. Os políticos que ficaram na Espanha foram presos. Alguns puderam pagar fiança e aguardam o julgamento em liberdade, outros seguem presos.

Puigdemont é candidato nas eleições que se realizarão no próximo dia 21 de dezembro na Catalunha. Após a tentativa independentista, o governo central espanhol acionou o artigo 155 da Constituição Espanhola, que suspendeu temporariamente a autonomia da região, destituiu o líder catalão e outros políticos envolvidos no processo, e convocou novas eleições.

Desde que foi para a Bélgica, Puigdemont insiste que o julgamento na Espanha tem um caráter político e tenta conquistar o apoio e a simpatia de instituições europeias. No entanto, nenhuma organização, até o momento, demonstrou apoiar a tentativa separatista.



Milhares de manifestantes apoiam líderes catalães em Bruxelas

Con Información de Jornal do Brasil

http://entornointeligente.com/articulo/641250/Milhares-de-manifestantes-apoiam-liacute;deres-catalatilde;es-em-Bruxelas

Síguenos en Twitter @entornoi

Para mas información visite: Mundinews.com


www.flashautolease.com the best way to buy or lease a car
http://www.flashautolease.com







Otras noticias de interés
Destacadas

Niños guatemaltecos participan en torneo Iberoamericano de fútbol en Panamá
App móvil Mobijob representará a Colombia en el Mobile World Congress
20 ongs elevaron a la ONU petición de elecciones libres en Venezuela
Nestlé y UNIBE promueven un estilo de vida saludable
Especialistas de evaluación educativa de América Latina  preparan en la República Dominicana el primer piloto del  estudio regional ERCE
¡En Wingo, llegamos a nuestro primer millón de pasajeros!
Escuelas de perdón y reconciliación (ESPERE)
Una joya de feminidad y dulzura con Flowerbomb de Viktor & Rolf
Escuela Nacional de Cine formará a la próxima generación de realizadores cinematográficos del país
 Banesco aportó Bs. 7.14 millones a dos socios sociales gracias al reciclaje de papel
Placeres del fin del mundo
Expodigitur 2018: "Un escenario para que la tecnología potencie el turismo"




ATENCION: TODOS LOS CONTENIDOS PUBLICADOS EN ESTE SITE SON PROPIEDAD DE SUS RESPECTIVOS DUENOS, ENTORNOINTELIGENTE NO SE HACE RESPONSABLE POR LOS CONTENIDOS DE TERCEROS. CADA NOTICIA ESTA ASOCIADA AL MEDIO DE ORIGEN.
LOS AVISOS DE GOOGLE SON PROPIEDAD DE GOOGLE Y EN NINGUN MOMENTO GUARDAN RELACION CON LA LINEA EDITORIAL DEL PORTAL ENTORNOINTELIGENTE.COM