BRASIL: Cinegrafista ferido em protesto segue internado em estado grave no Rio
 Inicio > Política | Publicado el Viernes, 07 de Febrero del 2014
BRASIL: Cinegrafista ferido em protesto segue internado em estado grave no Rio

Esta noticia ha sido leída 46 veces

G1 Globo / O repórter cinematográfico Santiago Ilídio Andrade, da Rede Bandeirantes, que ficou gravemente ferido na cabeça nesta quinta-feira (6) durante um protesto no Centro do Rio, continua internado no Hospital Souza Aguiar.

Ele teve afundamento de crânio, passou por uma cirurgia de aproximadamente 4 horas e seu estado de saúde é grave. A Polícia Militar afirma que a bomba foi atirada por vândalos. Mas um repórter da Globo News que acompanhava a manifestação disse que o artefato partiu da PM. (Assista ao lado à reportagem do Bom Dia Brasil ) .

Outras seis pessoas também foram levadas para o hospital. Cinco foram liberadas. Um homem, que não teve a identidade revelada, segue internado, mas sem risco de morte, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

No fim da tarde, cerca de mil pessoas se reuniram pacificamente na Igreja da Candelária. O protesto foi contra o aumento da tarifa de ônibus que passa, neste sábado, de R$ 2,75 para R$ 3 reais. O reajuste é de 9,09%. Estudantes, integrantes de partidos políticos e black blocs caminharam  em direção à Central do Brasil.

saiba mais FOTOS: veja as imagens da manifestação Veja como foi a cobertura do protesto Cinegrafista fica gravemente ferido durante protesto contra tarifa no Rio Dentro da estação de trem, mascarados subiram nas catracas. Algumas delas foram quebradas. Houve confronto com a Polícia Militar, e muita correria. Passageiros se sentiram mal. Outros fugiram do tumulto.

Do lado de fora, mais confusão. Um grupo atirou paus e pedras nos PMs. Os policiais lançaram bombas de efeito moral. Vândalos arrancaram placas de metal para usar como escudo e chutaram tapumes. Baderneiros também apedrejaram uma delegacia e fizeram fogueira no meio da rua, impedindo a passagem de carros e ônibus. Eles também derrubaram um dos portões principais da Central do Brasil.

Cinegrafista da Band é atingido em protesto no Rio (Foto: Agência O Globo) Fotos da Agência Globo mostram o momento em que Santiago Ilídio Andrade, da TV Band, é atingido na cabeça. (Veja ao lado)

O cinegrafista está em pé, com a câmera no ombro, trabalhando no meio da praça. No primeiro registro, vê-se um rastro de fogo com faíscas perto das costas dele.

Em seguida, a foto mostra uma explosão na cabeça. Uma grande quantidade de fogo se espalha. Na sequência, ele se curva, ainda com a câmera no ombro, e é possível ver muita fumaça.

Momentos depois, o repórter cinematográfico da TV Globo Júnior Alves se aproxima e registra a imagem do cinegrafista da Band caído no chão.

Comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Luis Henrique Marinho, informou à assessoria de imprensa da PM que, na hora do incidente, estava a 30 metros do local onde o cinegrafista foi atingido. O comandante disse ter visto pessoas vestidas de preto lançando morteiros, e um desses explosivos teria caído na cabeça do funcionário da Band.

Ao contrário do que afirmou o comandante, o repórter da Globo News Bernardo Menezes, que acompanhava a manifestação, relatou que no fim da noite de quinta, no Jornal das Dez, as bombas de efeito moral teriam partido da polícia. Segundo o jornalista, que estava a poucos metros da confusão, um desses arteatos estourou perto do cinegrafista da Band, que caiu na hora.

No início da madrugada desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde informou que a cirurgia do cinegrafista Santiago Andrade foi concluída e a hemorragia no ferimento da cabeça, controlada. Ele continua em estado grave, no CTI.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota repudiando a agressão ao cinegrafista da Bandeirantes. A Abraji informa que ainda não se sabe quem disparou o artefato – se policiais ou manifestantes. Afirma também que é necessária uma apuração rápida do que ocorreu para que procedimentos sejam revistos e para que o estado proteja a liberdade de expressão, a liberdade de informação e o jornalista.

A TV Bandeirantes também divulgou nota, informando que o cinegrafista Santiago Andrade foi ferido na cabeça por um artefato – e que não se sabe, por enquanto, se por uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fabricação caseira. O comunicado diz também que a Band espera no hospital, junto à família de Santiago, os resultados da cirurgia.

A TV Globo também lamenta profundamente o episódio e acompanhará de perto o caso até que tudo seja esclarecido. E se solidariza com a família do cinegrafista da Bandeirantes, Santiago Andrade.


Instagram Mi Refugio online Twitter Mi Refugio Online Facebook Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Detener Mi Refugio Online

Aquí te mostramos las dietas mas efectivas para controlar tu peso
www.ideasaludables.com





Otras noticias de interés
03:01 am - entorno - Gonzalo Morales// Segundo ataque a hinchas de fútbol en Irak
03:14 am - entorno - Yammine// Primera fase de Palermo Tanks ya está terminada
03:03 am - entorno - José Luis Oberto// Corferias busca proveedores locales para el CEEC
03:02 am - entorno - José Francisco Velásquez// Luis Marín, un pitcher de 81 años
02:33 am - entorno - Víctor Gill// Cemento, vidrios y bebidas jalonaron la producción costeña
Luis Oberto // ESPAÑA: Vontobel lanza un fondo de deuda corporativa global
Victor Gill Ramirez // Pedro Lastra: "No soy un poeta mediático ni estoy en la taquilla"
02:41 am - entorno - Víctor Gill// Gobernación apoya petición de tarifa diferencial en peaje de Baranoa
Luis Oberto // ESPAÑA: La inflación de la eurozona sigue en negativo en mayo, pero modera su caída al -0,1%
Luis Oberto // ARGENTINA: La conducción nacional del PJ se reúne bajo la presidencia de Gioja
Iberdrola abre la puerta a demandas de los grandes inversores contra Bankia
Constructores marcharon para exigir salida de Maduro
Grupo Yammine // Dia Mundial sem Tabaco: OMS defende embalagens padronizadas de cigarro
03:07 am - entorno - Yammine// Empresas que no legalizaron antenas pagarían multas por $600 millones
Francisco Velasquez // VENEZUELA: Abatieron a dos menores en supuesta situación de rehenes
El pleno sortea la composición de las 873 mesas electorales de Zaragoza
Luis Oberto // ESPAÑA: Larga vida a Dishonored
Alcalde Figuera desmiente desvío de leche
Canguru rebenta implantes mamários
02:36 am - entorno - Yammine// Video: Así se ve desde el aire la calle 84, que entra en servicio este martes
Destacadas

Francisco Velasquez Johnny Depp fracasa en taquilla tras escándalo por violencia doméstica
Gonzalo Morales Miami La Vinotinto llegó a Estados Unidos
Gonzalo Morales Miami Cinco pasos para aprender a invertir
Francisco Velasquez 10 semanas sin mi pareja, la única forma en que pude perder peso
La Esclerosis Múltiple es más común en mujeres jóvenes
Francisco Velasquez Pau Gasol evalúa no acudir a los Olímpicos de Río por el zika
Francisco Velasquez Pérez Abad: Estamos próximos a liberar el dólar

La usuaria Allie Hall subió a su cuenta el video de su hijo llorando por casi dos minutos y disertando un mensaje muy bien fundamentado. "Este planeta está siendo arruinado....

Ads by Web24

No dejes de leer www.Noticias-Venezuela.com
http://www.noticias-venezuela.com

Tener puntos en las cuentas de correos electrónicos ha traído problemas a muchos, pues a la hora de enviar un email si no se ponía el punto en donde se...


Sucedió en la ciudad de Shenzhen, en la provincia china de Xu, donde un hombre fue grabado intentando  engañar al alcoholímetro. Así lo mostró un video difundido en YouTube por "CCTV", que...

Ads by Web24

Regístrate y conviértete en un experto en publicidad
Http:/www.adscoins.com

Tras la polémica que se armó por sus declaraciones sobre el consumo de la clase media durante el kirchnerismo, el economista Javier González Fraga afirmó esta noche: "Acepto que mi...

ATENCIÓN: TODOS LOS CONTENIDOS PUBLICADOS EN ESTE SITE SON PROPIEDAD DE SUS RESPECTIVOS DUEÑOS, ENTORNOINTELIGENTE NO SE HACE RESPONSABLE POR LOS CONTENIDOS DE TERCEROS. CADA NOTICIA ESTÁ ASOCIADA AL MEDIO DE ORIGEN.
LOS AVISOS DE GOOGLE SON PROPIEDAD DE GOOGLE Y EN NINGÚN MOMENTO GUARDAN RELACION CON LA LÍNEA EDITORIAL DEL PORTAL ENTORNOINTELIGENTE.COM