BRASIL: Cinegrafista ferido em protesto segue internado em estado grave no Rio
 Inicio > Política | Publicado el Viernes, 07 de Febrero del 2014
BRASIL: Cinegrafista ferido em protesto segue internado em estado grave no Rio

Esta noticia ha sido leída 46 veces

G1 Globo / O repórter cinematográfico Santiago Ilídio Andrade, da Rede Bandeirantes, que ficou gravemente ferido na cabeça nesta quinta-feira (6) durante um protesto no Centro do Rio, continua internado no Hospital Souza Aguiar.

Ele teve afundamento de crânio, passou por uma cirurgia de aproximadamente 4 horas e seu estado de saúde é grave. A Polícia Militar afirma que a bomba foi atirada por vândalos. Mas um repórter da Globo News que acompanhava a manifestação disse que o artefato partiu da PM. (Assista ao lado à reportagem do Bom Dia Brasil ) .

Outras seis pessoas também foram levadas para o hospital. Cinco foram liberadas. Um homem, que não teve a identidade revelada, segue internado, mas sem risco de morte, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

No fim da tarde, cerca de mil pessoas se reuniram pacificamente na Igreja da Candelária. O protesto foi contra o aumento da tarifa de ônibus que passa, neste sábado, de R$ 2,75 para R$ 3 reais. O reajuste é de 9,09%. Estudantes, integrantes de partidos políticos e black blocs caminharam  em direção à Central do Brasil.

saiba mais FOTOS: veja as imagens da manifestação Veja como foi a cobertura do protesto Cinegrafista fica gravemente ferido durante protesto contra tarifa no Rio Dentro da estação de trem, mascarados subiram nas catracas. Algumas delas foram quebradas. Houve confronto com a Polícia Militar, e muita correria. Passageiros se sentiram mal. Outros fugiram do tumulto.

Do lado de fora, mais confusão. Um grupo atirou paus e pedras nos PMs. Os policiais lançaram bombas de efeito moral. Vândalos arrancaram placas de metal para usar como escudo e chutaram tapumes. Baderneiros também apedrejaram uma delegacia e fizeram fogueira no meio da rua, impedindo a passagem de carros e ônibus. Eles também derrubaram um dos portões principais da Central do Brasil.

Cinegrafista da Band é atingido em protesto no Rio (Foto: Agência O Globo) Fotos da Agência Globo mostram o momento em que Santiago Ilídio Andrade, da TV Band, é atingido na cabeça. (Veja ao lado)

O cinegrafista está em pé, com a câmera no ombro, trabalhando no meio da praça. No primeiro registro, vê-se um rastro de fogo com faíscas perto das costas dele.

Em seguida, a foto mostra uma explosão na cabeça. Uma grande quantidade de fogo se espalha. Na sequência, ele se curva, ainda com a câmera no ombro, e é possível ver muita fumaça.

Momentos depois, o repórter cinematográfico da TV Globo Júnior Alves se aproxima e registra a imagem do cinegrafista da Band caído no chão.

Comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Luis Henrique Marinho, informou à assessoria de imprensa da PM que, na hora do incidente, estava a 30 metros do local onde o cinegrafista foi atingido. O comandante disse ter visto pessoas vestidas de preto lançando morteiros, e um desses explosivos teria caído na cabeça do funcionário da Band.

Ao contrário do que afirmou o comandante, o repórter da Globo News Bernardo Menezes, que acompanhava a manifestação, relatou que no fim da noite de quinta, no Jornal das Dez, as bombas de efeito moral teriam partido da polícia. Segundo o jornalista, que estava a poucos metros da confusão, um desses arteatos estourou perto do cinegrafista da Band, que caiu na hora.

No início da madrugada desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde informou que a cirurgia do cinegrafista Santiago Andrade foi concluída e a hemorragia no ferimento da cabeça, controlada. Ele continua em estado grave, no CTI.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota repudiando a agressão ao cinegrafista da Bandeirantes. A Abraji informa que ainda não se sabe quem disparou o artefato – se policiais ou manifestantes. Afirma também que é necessária uma apuração rápida do que ocorreu para que procedimentos sejam revistos e para que o estado proteja a liberdade de expressão, a liberdade de informação e o jornalista.

A TV Bandeirantes também divulgou nota, informando que o cinegrafista Santiago Andrade foi ferido na cabeça por um artefato – e que não se sabe, por enquanto, se por uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fabricação caseira. O comunicado diz também que a Band espera no hospital, junto à família de Santiago, os resultados da cirurgia.

A TV Globo também lamenta profundamente o episódio e acompanhará de perto o caso até que tudo seja esclarecido. E se solidariza com a família do cinegrafista da Bandeirantes, Santiago Andrade.

Para mas información visite: politica-venezuela.com


Instagram Mi Refugio online Twitter Mi Refugio Online Facebook Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Detener Mi Refugio Online

Disfruta del blog especial para mujeres como tu
http://tipsfemeninos.com





Otras noticias de interés
Jeanmar Gómez recibió cuatro carreras y cargó con la derrota de los Filis
PERÚ: YouTube: ¿iMirror? El espejo inteligente que querrás tener
PERÚ: Facebook: Jonathan Maicelo pide apoyo para extrabajador del IPD
La cuenta de Instagram que muestra a Hillary Clinton como pionera en la moda
Estudiantes a defender el liderato ante Gimnasia
Hombre con cáncer cumplió el sueño de ver nacer a su hijo
PERÚ: Facebook: ella nació con síndrome de Down y ahora quiere vivir sola [VIDEO]
Ofrecen becas en la universidad de música más grande del mundo
CHILE: #LiveYourMusic: 5 momentos inolvidables del primer concierto de Disclosure en Chile
MÉXICO: Ministerio Público libera a 18 de los 48 normalistas detenidos en Michoacán

Paraguay ya tiene sus convocados para el partido con Colombia
4 Marcas bolivianas que rescatan la cultura andina en sus diseños
Hoy muere la sonda Rosetta de la Agencia Espacial Europea (ESA)
Féretro de Peres en la Kneset y recibe primeras coronas de líderes de Israel | Emol.com
"Me quieren quitar la empresa", asegura el dueño de OCA
Alejandro Guerra convocado por la selección de Venezuela
COLOMBIA: Empezó desarme de las Farc
VENEZUELA: Jeanmar Gómez recibió castigo por Bravos
MÉXICO: Normalistas queman vehículos esta noche y retienen a 5 policías
La expresidenta argentina Cristina Fernández, fue condecorada el jueves por la Asamblea de Ecuador en medio de cuestionamientos a ese homenaje de parte de legisladores opositores y de activistas de los derechos humanos
Destacadas

Tomas Elias Gonzalez  Cabrera igualó a Fred McGriff
Tomas Elias Gonzalez CHILE: Funcionarios del sector público inician paro nacional por 24 horas
Victor Gill JBL y Zulia igualan a cero en el Derbi del Lago
Tomas Elias Gonzalez Benitez La guerra entre Claro, Movistar y TigoUne por el internet móvil

Telesur / El Gobierno de Arabia Saudita mostró su preocupación por la aprobación de una ley en EE.UU. que permite a familiares de las víctimas de los ataques del 11 de septiembre...


La Mesa de la Unidad espera por el Consejo Nacional Electoral para definir varios aspectos técnicos del proceso de recolección de 20 por ciento de manifestación de voluntad a favor...


El Universo / El secretario de Estado, John Kerry , amenazó nuevamente este jueves a Rusia con romper el diálogo entablado para detener el conflicto en Siria, pero Moscú replicó que...


RJR News / Many time champions Cornwall College booked their spot to the second round of the ISSA/FLOW DaCosta Cup after clipping Irwin High 2-1  in their Zone 'A' contest on...

ATENCIÓN: TODOS LOS CONTENIDOS PUBLICADOS EN ESTE SITE SON PROPIEDAD DE SUS RESPECTIVOS DUEÑOS, ENTORNOINTELIGENTE NO SE HACE RESPONSABLE POR LOS CONTENIDOS DE TERCEROS. CADA NOTICIA ESTÁ ASOCIADA AL MEDIO DE ORIGEN.
LOS AVISOS DE GOOGLE SON PROPIEDAD DE GOOGLE Y EN NINGÚN MOMENTO GUARDAN RELACION CON LA LÍNEA EDITORIAL DEL PORTAL ENTORNOINTELIGENTE.COM