Sisu 2014: candidatos já podem ver a lista dos aprovados da 1ª chamada




Con un pequeño aporte podemos lograr que Entorno Inteligente siga creciendo como el portal más completo de América Latina.

Si deseas ayudarnos, puedes hacer clic en el siguiente botón

 Inicio > Internacionales | Publicado el Lunes, 13 de Enero del 2014
Sisu 2014: candidatos já podem ver a lista dos aprovados da 1ª chamada
Esta noticia ha sido leída 17 veces

ENTORNOINTELIGENTE.COM / OGlobo / RIO - O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (13) o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2014. Os cerca de 2,4 milhões de candidatos que se inscreveram na semana passada já podem conferir o boletim individual e a lista geral dos aprovados no site da seleção . Este ano, o Sisu oferece mais de 171 mil vagas em 115 instituições de ensino superior.





Quem for convocado deve fazer sua matrícula na própria instituição de 17 a 21 de janeiro. A segunda chamada acontece dia 27 de janeiro, com matrícula nos dias 31 de janeiro 3 e 4 de fevereiro. Quem não for convocado nessas duas chamadas terá entre de 27 de janeiro a 7 de fevereiro para se inscrever na lista de espera.

Às 20h desta sexta-feira, quando foi feito o último balanço parcial do número de inscritos, o sistema tinha computado 2.475.097 candidatos. Este número deve ter aumentado um pouco até o encerramento dos trabalhos. O Sisu estava aberto a estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtiveram nota maior do que zero na redação. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos foram divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do sistema. O MEC ainda não divulgou as notas de corte finais.

Política de cotas

Segundo a lei federal de cotas, este ano as instituições públicas de ensino superior devem reservar pelo menos 25% de suas vagas para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública. Metade destas vagas será destinada a alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. A outra parte será reservada a negros, pardos e indígenas, em divisão feita de acordo com as estatísticas do último Censo da população brasileira feito pelo IBGE.

Além de ter que obedecer a lei federal, toda instituição é livre para destinar outras vagas a suas próprias políticas de ação afirmativa. No ano passado, as institutições que aderiam ao Sisu já destinavam, em média, 30% do total de suas vagas a estudantes cotistas.

Estados com mais vagas

Este ano, o número de vagas ofertadas é 33% maior do que em 2013. Minas Gerais é o estado com mais vagas. São 20.029 opções ofertadas por 18 instituições de ensino superior. Em segundo, vem o Estado do Rio, que tem 16.740 vagas em 15 instituições. Na Bahia, são sete instituições disponibilizando 11.839 oportunidades.

Rondônia é a unidade da federação com menor número de vagas ofertadas. São apenas as 140 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

A Universidade Federal da Paraíba é a instituição com o número maior de vagas disponibilizadas (7.555). As federais de Mato Grosso (5.408), Ceará (6.378), Alagoas (5.168) e Rio de Janeiro (4.785) também estão entre as mais representativas. Com apenas 55 vagas, a UFPE, de Pernambuco, é a universidade federal com o número mais restrito.

Chamadas

A primeira chamada de aprovados será divulgada pelo MEC no dia 13 de janeiro. Os selecionados deverão se matricular nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas próprias instituições de ensino, apresentando os documentos exigidos por cada uma delas e pela lei federal de cotas, se for o caso.

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi







www.flashautolease.com the best way to buy or lease a car
 

Publica tu aviso con nosotros y llega a más de 3 millones de usuarios mensuales
 
Shaune Fraser

Cunas, Coches, Biberones, Ropa de Niña y Niños... Y muchos juguetes
 

Smart-Reputation.com will fix your online reputation. Contact us.