Sisu 2014: candidatos já podem ver a lista dos aprovados da 1ª chamada
 Inicio > Internacionales | Publicado el Lunes, 13 de Enero del 2014
Sisu 2014: candidatos já podem ver a lista dos aprovados da 1ª chamada
Esta noticia ha sido leída 17 veces


ENTORNOINTELIGENTE.COM / OGlobo / RIO - O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (13) o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2014. Os cerca de 2,4 milhões de candidatos que se inscreveram na semana passada já podem conferir o boletim individual e a lista geral dos aprovados no site da seleção . Este ano, o Sisu oferece mais de 171 mil vagas em 115 instituições de ensino superior.





Quem for convocado deve fazer sua matrícula na própria instituição de 17 a 21 de janeiro. A segunda chamada acontece dia 27 de janeiro, com matrícula nos dias 31 de janeiro 3 e 4 de fevereiro. Quem não for convocado nessas duas chamadas terá entre de 27 de janeiro a 7 de fevereiro para se inscrever na lista de espera.

Às 20h desta sexta-feira, quando foi feito o último balanço parcial do número de inscritos, o sistema tinha computado 2.475.097 candidatos. Este número deve ter aumentado um pouco até o encerramento dos trabalhos. O Sisu estava aberto a estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtiveram nota maior do que zero na redação. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos foram divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do sistema. O MEC ainda não divulgou as notas de corte finais.

Política de cotas

Segundo a lei federal de cotas, este ano as instituições públicas de ensino superior devem reservar pelo menos 25% de suas vagas para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública. Metade destas vagas será destinada a alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. A outra parte será reservada a negros, pardos e indígenas, em divisão feita de acordo com as estatísticas do último Censo da população brasileira feito pelo IBGE.

Além de ter que obedecer a lei federal, toda instituição é livre para destinar outras vagas a suas próprias políticas de ação afirmativa. No ano passado, as institutições que aderiam ao Sisu já destinavam, em média, 30% do total de suas vagas a estudantes cotistas.

Estados com mais vagas

Este ano, o número de vagas ofertadas é 33% maior do que em 2013. Minas Gerais é o estado com mais vagas. São 20.029 opções ofertadas por 18 instituições de ensino superior. Em segundo, vem o Estado do Rio, que tem 16.740 vagas em 15 instituições. Na Bahia, são sete instituições disponibilizando 11.839 oportunidades.

Rondônia é a unidade da federação com menor número de vagas ofertadas. São apenas as 140 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

A Universidade Federal da Paraíba é a instituição com o número maior de vagas disponibilizadas (7.555). As federais de Mato Grosso (5.408), Ceará (6.378), Alagoas (5.168) e Rio de Janeiro (4.785) também estão entre as mais representativas. Com apenas 55 vagas, a UFPE, de Pernambuco, é a universidade federal com o número mais restrito.

Chamadas

A primeira chamada de aprovados será divulgada pelo MEC no dia 13 de janeiro. Os selecionados deverão se matricular nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas próprias instituições de ensino, apresentando os documentos exigidos por cada uma delas e pela lei federal de cotas, se for o caso.

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi







Conoce más sobre nuestra casa de Software WEB24 IT Services
 

At www.web24it.com We make your web page in just 24 hours
 
TAMBIEN TE PUEDE INTERESAR
12:45 am - WEB24IT.com// Este martes se activarán ocho operativos de cedulación en Caracas
12:44 am - WEB24IT.com// Padre de Michael Jackson sufre tres paros y recibe marcapasos en Brasil
12:43 am - WEB24IT.com// Impulso de pagos electrónicos en México, meta de QPagos
12:42 am - WEB24IT.com// Microsoft regala Wndows10 también a los particulares
12:40 am - WEB24IT.com// El centro universitario "Warmi Huasi Yachana", en plena puna jujeña, ya tiene su primer egresado
12:35 am - WEB24IT.com// ECUADOR: Secretismo que rodea acuerdo Trans-Pacífico genera sospechas y preocupación
12:34 am - WEB24IT.com// Facebook ampliará servicio de Internet gratis en móviles para aumentar uso
12:33 am - WEB24IT.com// Policía trata como homicidio la muerte de hija de Whitney Houston
12:32 am - WEB24IT.com// Clickbus: sus viajes en bus a solo un click de distancia

WEB24 IT Services offers SEO solutions and Digital Marketing
 

En serio existe un portal con las noticias locas de todos los días llamado CUALQUIERVAINA.COM