Sisu 2014: candidatos já podem ver a lista dos aprovados da 1ª chamada
 Inicio > Internacionales | Publicado el Lunes, 13 de Enero del 2014
Sisu 2014: candidatos já podem ver a lista dos aprovados da 1ª chamada

Esta noticia ha sido leída 17 veces

ENTORNOINTELIGENTE.COM / OGlobo / RIO - O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (13) o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2014. Os cerca de 2,4 milhões de candidatos que se inscreveram na semana passada já podem conferir o boletim individual e a lista geral dos aprovados no site da seleção . Este ano, o Sisu oferece mais de 171 mil vagas em 115 instituições de ensino superior.





Quem for convocado deve fazer sua matrícula na própria instituição de 17 a 21 de janeiro. A segunda chamada acontece dia 27 de janeiro, com matrícula nos dias 31 de janeiro 3 e 4 de fevereiro. Quem não for convocado nessas duas chamadas terá entre de 27 de janeiro a 7 de fevereiro para se inscrever na lista de espera.

Às 20h desta sexta-feira, quando foi feito o último balanço parcial do número de inscritos, o sistema tinha computado 2.475.097 candidatos. Este número deve ter aumentado um pouco até o encerramento dos trabalhos. O Sisu estava aberto a estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtiveram nota maior do que zero na redação. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos foram divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do sistema. O MEC ainda não divulgou as notas de corte finais.

Política de cotas

Segundo a lei federal de cotas, este ano as instituições públicas de ensino superior devem reservar pelo menos 25% de suas vagas para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública. Metade destas vagas será destinada a alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. A outra parte será reservada a negros, pardos e indígenas, em divisão feita de acordo com as estatísticas do último Censo da população brasileira feito pelo IBGE.

Além de ter que obedecer a lei federal, toda instituição é livre para destinar outras vagas a suas próprias políticas de ação afirmativa. No ano passado, as institutições que aderiam ao Sisu já destinavam, em média, 30% do total de suas vagas a estudantes cotistas.

Estados com mais vagas

Este ano, o número de vagas ofertadas é 33% maior do que em 2013. Minas Gerais é o estado com mais vagas. São 20.029 opções ofertadas por 18 instituições de ensino superior. Em segundo, vem o Estado do Rio, que tem 16.740 vagas em 15 instituições. Na Bahia, são sete instituições disponibilizando 11.839 oportunidades.

Rondônia é a unidade da federação com menor número de vagas ofertadas. São apenas as 140 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

A Universidade Federal da Paraíba é a instituição com o número maior de vagas disponibilizadas (7.555). As federais de Mato Grosso (5.408), Ceará (6.378), Alagoas (5.168) e Rio de Janeiro (4.785) também estão entre as mais representativas. Com apenas 55 vagas, a UFPE, de Pernambuco, é a universidade federal com o número mais restrito.

Chamadas

A primeira chamada de aprovados será divulgada pelo MEC no dia 13 de janeiro. Os selecionados deverão se matricular nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas próprias instituições de ensino, apresentando os documentos exigidos por cada uma delas e pela lei federal de cotas, se for o caso.

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Para mas información visite: Mundinews.com






Destacadas

Francisco Velasquez Metro de Tokio prueba una aplicación pionera para facilitar asientos a las embarazadas
Francisco Velasquez Honduras decreta el toque de queda y suspende garantías constitucionales
Francisco Velasquez Mariah Carey, Nick Jonas y Mary J. Blige son nominados a los Globos de Oro
Tomas Gonzalez Esta semana comienza a operar el primer cajero de bitcoins en Chile
Gonzalo Morales ¿Has descargado una app falsa para minar Bitcoins en tu iPhone?
Victor Gill VENEZUELA: Tribunal aseguró que hubo fraude en elecciones
Victor Gill Ramirez VENEZUELA: Los Runrunes de Bocaranda del 12.12.2017: MEDIO: Pago mil millonario
Francisco Javier Velasquez Película “Born a King” inaugurará las salas de cine de Arabia Saudí
Victor Gill Ya puedes descargar gratis Assassin's Creed Black Flag para PC
Tomas Elias Gonzalez China considera que en Venezuela hay “estabilidad” tras resultados de las municipales
Francisco Velasquez VENEZUELA: Colas en las bombas generan preocupación
Francisco Velasquez VENEZUELA: Cómo evitar las canas prematuras

Tu Noticia Express / Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn WhatsApp El denominado Sistema de Información de Malaria (SIMALARIA) contará con datos personales y estadísticas de los casos de esa enfermedad...


Tu Noticia Express / Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn WhatsApp Bob Dylan, en un concierto en Los Ángeles en 2012. (GTRES) Con Información de Tu Noticia Expresswww.entornointeligente.comSíguenos...


Noticias de Moda / Representantes del Colegio Médico de Bolivia piden la mediación de la Iglesia Católica para entablar un diálogo con el Gobierno y solicitan al Ejecutivo desarrollar un nuevo...


Ambito / La Ley de Paridad de Género sancionada hace tres semanas por el Congreso cambiará el mapa político de cara a las próximas elecciones en 2019 . Desde el Centro...

ATENCION: TODOS LOS CONTENIDOS PUBLICADOS EN ESTE SITE SON PROPIEDAD DE SUS RESPECTIVOS DUENOS, ENTORNOINTELIGENTE NO SE HACE RESPONSABLE POR LOS CONTENIDOS DE TERCEROS. CADA NOTICIA ESTA ASOCIADA AL MEDIO DE ORIGEN.
LOS AVISOS DE GOOGLE SON PROPIEDAD DE GOOGLE Y EN NINGUN MOMENTO GUARDAN RELACION CON LA LINEA EDITORIAL DEL PORTAL ENTORNOINTELIGENTE.COM