Ampliar Contenido




ADVERTENCIA: Los anuncios publicitarios del programa Google Adsense han sido deshabilitados en esta noticia por poseer contenido considerado como NO APTO PARA MENORES

 Inicio > Internacionales | Publicado el Jueves, 14 de Noviembre del 2013
Sem UTI pedi√°trica h√° 7 anos, Sa√ļde de Americana, SP, recorre a regi√£o
Noticias Relacionadas: RecorreRegi√£oAmericanaSa√ļdeAnosPedi√°trica
Esta noticia ha sido leída 65 veces

ENTORNOINTELIGENTE.COM / G1 Globo / A carência de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em Americana (SP) é alvo de reclamações de famílias, que precisam aguardar por vagas na região para conseguir ter atendimento em casos graves para crianças de zero a 12 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Secretaria de Saúde, o problema ocorre desde 2006 por não ter condições físicas e de recursos humanos. No entanto, a inauguração dos leitos está prevista para o próximo ano.

A fragilidade do sistema que atende 224 mil habitantes também foi apontada pela família moradora do bairro Balneário Salto Grande, que esperou por ao menos cinco horas para a liberação de um leito em Jundiaí (SP), a 70 km da cidade, para atender um menino de 5 anos, que morreu após uma picada de escorpião-amarelo. Parentes questionam o atendimento dado à criança e relatam omissão de socorro no atendimento pela falta de UTI.

saiba mais 'Era sempre carinhoso', diz mãe de garoto morto após escorpião picá-lo Polícia interrompe velório de criança morta após picada de escorpião De acordo com a secretaria, a falta de unidade na cidade faz com que a demanda dependa da disponibilidade de hospitais da região e também particulares. “Não deixamos de agir, não há descaso, fizemos todos os esforços para que a criança fosse atendida como ela foi atendida”, disse o secretário da pasta, Fabrízio Bordon.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a cidade deveria ter entre quatro a nove leitos.  Ainda de acordo com a indicação, de 4% a 10% dos leitos pediátricos devem ser destinados para UTIs.

Segundo o secretário, um novo complexo hospitalar está em processo de finalização que vai contar com seis leitos para começar a operar em 2014. "Começamos em 2010 a construção e implantação da UTI. [...] O município tem grandes dificuldades financeiras de custear as UTIs", explica.

Hospital Infantil André Luiz em Americana não tem

leito de UTI pediátrico (Foto: Reprodução/ EPTV) Fila para leitos

A demora em conseguir uma vaga causou complicações para a filha da dona de casa Claudia Regina Matos de 26 dias. “Internamos a neném e ela ficou na fila. Foram conseguir depois que ela estava muito debilitada”, conta. Ainda de acordo com a mãe, o atendimento foi improvisado pela equipe médica do hospital para evitar as complicações da suspeita de coqueluche e pneumonia. “Se tivesse UTI ela não teria sofrido das 17h30 até as 7h sem ter um lugar adequado”, desabafa. Para os outros dois filhos, ela resolveu fazer um plano privado para evitar a reincidência dos problemas que enfrentou. “Fico indignada porque o poder público não fez nada para mudar essa situação que deixa as crianças sem atendimento adequado”, afirma.

Reincidente na região

Segundo o pediatra Alfredo Daniel Lopes a falta de leitos de UTI pediátrica e a superlotação são problemas na cidade e na região. “Faltam investimentos em equipamentos, faltam investimentos em leitos. O pediatra que trabalha em pronto-socorro hoje vive um calvário porque quando ele se depara diante de um caso grave, ele tem que transferir essa criança para uma terapia intensiva começam os problemas”, lamenta.

 

 

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi


SÍGUENOS
Mas noticias en EntornoInteligente.com
http://tipsfemeninos.com
(Ads By Web24)

¬ŅEn la ma√Īana? ¬ŅEn la tarde? ¬ŅEn la noche? conoce en detalle cu√°l es el mejor momento
http://www.pointofpromo.com/
(Ads By Web24)

Looking for promotional products?
http://www.quiengano.com
(Ads By Web24)

Descubre al hombre que ganó dos veces un millón de dólares
TAMBIEN TE PUEDE INTERESAR

¬°¬°¬°INCRE√ćBLE!!! Agua de Reino Unido contiene coca√≠na (Noticiero CualquierVaina 13-05-2014)

Hombre revela el secreto para vivir 111 a√Īos / NOTICIERO CUALQUIERVAINA 10-06-2014

Serpiente muerde en el trasero a una mujer en el ba√Īo (Noticiero CualquierVaina 23-05-2014)