Sem UTI pediátrica há 7 anos, Saúde de Americana, SP, recorre a região
 Inicio > Internacionales | Publicado el Jueves, 14 de Noviembre del 2013
Sem UTI pediátrica há 7 anos, Saúde de Americana, SP, recorre a região
Noticias Relacionadas: RecorreRegiãoAmericanaSaúde

Esta noticia ha sido leída 65 veces

ENTORNOINTELIGENTE.COM / G1 Globo / A carência de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em Americana (SP) é alvo de reclamações de famílias, que precisam aguardar por vagas na região para conseguir ter atendimento em casos graves para crianças de zero a 12 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Secretaria de Saúde, o problema ocorre desde 2006 por não ter condições físicas e de recursos humanos. No entanto, a inauguração dos leitos está prevista para o próximo ano.

A fragilidade do sistema que atende 224 mil habitantes também foi apontada pela família moradora do bairro Balneário Salto Grande, que esperou por ao menos cinco horas para a liberação de um leito em Jundiaí (SP), a 70 km da cidade, para atender um menino de 5 anos, que morreu após uma picada de escorpião-amarelo. Parentes questionam o atendimento dado à criança e relatam omissão de socorro no atendimento pela falta de UTI.

saiba mais 'Era sempre carinhoso', diz mãe de garoto morto após escorpião picá-lo Polícia interrompe velório de criança morta após picada de escorpião De acordo com a secretaria, a falta de unidade na cidade faz com que a demanda dependa da disponibilidade de hospitais da região e também particulares. “Não deixamos de agir, não há descaso, fizemos todos os esforços para que a criança fosse atendida como ela foi atendida”, disse o secretário da pasta, Fabrízio Bordon.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a cidade deveria ter entre quatro a nove leitos.  Ainda de acordo com a indicação, de 4% a 10% dos leitos pediátricos devem ser destinados para UTIs.

Segundo o secretário, um novo complexo hospitalar está em processo de finalização que vai contar com seis leitos para começar a operar em 2014. "Começamos em 2010 a construção e implantação da UTI. [...] O município tem grandes dificuldades financeiras de custear as UTIs", explica.

Hospital Infantil André Luiz em Americana não tem

leito de UTI pediátrico (Foto: Reprodução/ EPTV) Fila para leitos

A demora em conseguir uma vaga causou complicações para a filha da dona de casa Claudia Regina Matos de 26 dias. “Internamos a neném e ela ficou na fila. Foram conseguir depois que ela estava muito debilitada”, conta. Ainda de acordo com a mãe, o atendimento foi improvisado pela equipe médica do hospital para evitar as complicações da suspeita de coqueluche e pneumonia. “Se tivesse UTI ela não teria sofrido das 17h30 até as 7h sem ter um lugar adequado”, desabafa. Para os outros dois filhos, ela resolveu fazer um plano privado para evitar a reincidência dos problemas que enfrentou. “Fico indignada porque o poder público não fez nada para mudar essa situação que deixa as crianças sem atendimento adequado”, afirma.

Reincidente na região

Segundo o pediatra Alfredo Daniel Lopes a falta de leitos de UTI pediátrica e a superlotação são problemas na cidade e na região. “Faltam investimentos em equipamentos, faltam investimentos em leitos. O pediatra que trabalha em pronto-socorro hoje vive um calvário porque quando ele se depara diante de um caso grave, ele tem que transferir essa criança para uma terapia intensiva começam os problemas”, lamenta.

 

 

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Para mas información visite: Mundinews.com


Our service help you to improve your online reputation
http://www.smart-reputation.com





Destacadas

Francisco Velasquez Metro de Tokio prueba una aplicación pionera para facilitar asientos a las embarazadas
Francisco Velasquez Honduras decreta el toque de queda y suspende garantías constitucionales
Francisco Velasquez Mariah Carey, Nick Jonas y Mary J. Blige son nominados a los Globos de Oro
Tomas Gonzalez Esta semana comienza a operar el primer cajero de bitcoins en Chile
Gonzalo Morales ¿Has descargado una app falsa para minar Bitcoins en tu iPhone?
Victor Gill VENEZUELA: Tribunal aseguró que hubo fraude en elecciones
Victor Gill Ramirez VENEZUELA: Los Runrunes de Bocaranda del 12.12.2017: MEDIO: Pago mil millonario
Francisco Javier Velasquez Película “Born a King” inaugurará las salas de cine de Arabia Saudí
Victor Gill Ya puedes descargar gratis Assassin's Creed Black Flag para PC
Tomas Elias Gonzalez China considera que en Venezuela hay “estabilidad” tras resultados de las municipales
Francisco Velasquez VENEZUELA: Colas en las bombas generan preocupación
Francisco Velasquez VENEZUELA: Cómo evitar las canas prematuras

Tu Noticia Express / Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn WhatsApp El denominado Sistema de Información de Malaria (SIMALARIA) contará con datos personales y estadísticas de los casos de esa enfermedad...


Tu Noticia Express / Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn WhatsApp Bob Dylan, en un concierto en Los Ángeles en 2012. (GTRES) Con Información de Tu Noticia Expresswww.entornointeligente.comSíguenos...


Noticias de Moda / Representantes del Colegio Médico de Bolivia piden la mediación de la Iglesia Católica para entablar un diálogo con el Gobierno y solicitan al Ejecutivo desarrollar un nuevo...


Ambito / La Ley de Paridad de Género sancionada hace tres semanas por el Congreso cambiará el mapa político de cara a las próximas elecciones en 2019 . Desde el Centro...

ATENCION: TODOS LOS CONTENIDOS PUBLICADOS EN ESTE SITE SON PROPIEDAD DE SUS RESPECTIVOS DUENOS, ENTORNOINTELIGENTE NO SE HACE RESPONSABLE POR LOS CONTENIDOS DE TERCEROS. CADA NOTICIA ESTA ASOCIADA AL MEDIO DE ORIGEN.
LOS AVISOS DE GOOGLE SON PROPIEDAD DE GOOGLE Y EN NINGUN MOMENTO GUARDAN RELACION CON LA LINEA EDITORIAL DEL PORTAL ENTORNOINTELIGENTE.COM