Destruição de tufão nas Filipinas lembra tsunami de 2004, diz ONU
 Inicio > Internacionales | Publicado el Lunes, 11 de Noviembre del 2013
Destruição de tufão nas Filipinas lembra tsunami de 2004, diz ONU

Esta noticia ha sido leída 113 veces

ENTORNOINTELIGENTE.COM / G1 Globo / O tufão Haiyan deixou ao menos 10 mil mortos e 2 mil desaparecidos em sua passagem pelas Filipinas , segundo estimativas divulgadas por autoridades locais neste domingo (10), o que o tornaria o desastre natural mais mortífero já registrado no país.

Casas destruídas, postes elétricos derrubados, carros virados e sobreviventes atordoados percorrendo as ruas: a paisagem deixada pela passagem do Haiyan, acompanhado por ventos de até 315 km/h, lembrava a destruição provocada pelo tsunami de 2004 na Ásia.

"Ocorreram grandes destruições (...) A última vez que vi algo parecido foi durante o tsunami no oceano Índico" que deixou 220 mil mortos em 2004, afirmou Sebastian Rhodes Stampa, chefe da equipe da ONU encarregada da gestão de desastres que se encontrava em Tacloban.

No Vietnã, onde o tufão deverá chegar nesta segunda-feira (11), mais de 600 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, embora o Haiyan tenha perdido força em sua passagem pelo mar da China Meridional.

saiba mais FOTOS: veja imagens do supertufão Filipinos saqueiam loja em região atingida por supertufão 'Haiyan' Supertufão 'Haiyan' pode ter matado 10 mil nas Filipinas, estima a polícia MEMÓRIA GLOBO: Lembre a passagem do furacão Katrina pelos EUA Tufões, como o Haiyan, podem ter velocidades superiores a 251 km/h Leia mais notícias sobre as Filipinas Duas ilhas do centro do arquipélago filipino, Leyte e Samar, que estavam em plena trajetória do Haiyan quando ele atingiu o país, na madrugada da última sexta (8), foram especialmente afetadas.

Em Tacloban, cidade costeira de Leyte, o tufão deixou imagens apocalípticas, com filas de homens, mulheres e crianças andando pelas estradas com o nariz coberto para se proteger do cheiro dos corpos sem vida.

Um homem, Edward Guialbert, perambulava entre os cadáveres para recuperar alimentos em conserva sob os escombros de uma casa. Mais adiante, um açougue que por milagre permaneceu intacto foi saqueado por uma multidão. Um comboio de ajuda da Cruz Vermelha também foi saqueado. As forças de segurança estavam praticamente ausentes.

"Nós nos reunimos com o governador (da província de Leyte) na noite passada e, baseando-nos nas estimativas do governo, há 10 mil vítimas", declarou à imprensa Elmer Soria, funcionário de alto escalão da polícia de Tacloban, a capital da província de Leyte, na ilha de mesmo nome.

Em Samar, porta de entrada do tufão no país na sexta-feira, foi confirmada a morte de ao menos 300 pessoas na pequena cidade de Basey, e outras 2 mil estão desaparecidas em toda a ilha, indicou Leo Dacaynos, membro do conselho de gestão de catástrofes, à rádio DZBB.

Também foi confirmada a morte de dezenas de pessoas em outras cidades e províncias devastadas pelo supertufão.

Muitas localidades permaneciam incomunicáveis e as autoridades enfrentavam muitas dificuldades para agir devido à magnitude da catástrofe e ao número de vítimas a serem resgatadas.

Rota do Haiyan

O Haiyan "avança rapidamente em direção ao norte-noroeste a uma velocidade de 35 km/h", indicou a agência de meteorologia vietnamita. Deverá tocar a terra na segunda-feira às 7h locais (22h de Brasília deste domingo), 24 horas depois do previsto inicialmente, depois de mudar repentinamente de trajetória. O fenômeno foi rebaixado à categoria 1 e deverá trazer ventos de até 74 km/h antes os mais de 300 km/h que atingiram as Filipinas.

Por precaução, as autoridades vietnamitas evacuaram "mais de 174 mil lares, o que equivale a mais de 600 mil pessoas", informou um comunicado do ministério vietnamita de Controle de Inundações e Tempestades. O principal alvo da operação foi a província de Nghe An, no norte, a 230 km da capital, Hanoi.

Papa reza

No Angelus deste domingo, o papa Francisco, que já havia enviado uma mensagem de apoio às vítimas pelo Twitter, fez uma oração em silêncio com os mais de 60 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro . "Vamos tentar fazer nossa ajuda concreta chegar a eles", acrescentou.

Vários países ofereceram ajuda às Filipinas. Os Estados Unidos fornecerão helicópteros, aviões, barcos e equipamentos destinados à busca e ao resgate, após um pedido feito por Manila, indicou o secretário americano da Defesa, Chuck Hagel.

Austrália e Nova Zelândia entregaram neste domingo quase meio milhão de dólares (370 mil euros) à Cruz Vermelha das Filipinas e indicaram que podem fornecer ajuda adicional.

A UNICEF preparou 60 toneladas de ajuda sanitária, que deve chegar ao país na terça-feira, e o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PAM) está organizando o envio de 40 toneladas de alimentos.

Todos os anos, as Filipinas são atingidas por cerca de vinte tempestades e tufões entre os meses de junho e outubro.

Além dos tufões, o país sofre regularmente com a ira da natureza, em forma de terremotos ou erupções vulcânicas, com um balanço de vítimas fatais cada vez maior.

No entanto, se o balanço de 10 mil mortos se confirmar, o Haiyan será a pior catástrofe natural já registrada na história recente do país.

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Para mas información visite: Mundinews.com


Instagram Mi Refugio online Twitter Mi Refugio Online Facebook Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Pagina Web Mi Refugio Online Detener Mi Refugio Online

Disfruta del blog especial para mujeres como tu
http://www.tipsfemeninos.com





Otras noticias de interés
Yammine Chery// Vinte dissidentes cubanos em greve de fome
VENEZUELA: Capriles reiteró el llamado a la movilización nacional este miércoles
VENEZUELA: Australia le ganó a pulso a Argentina
VENEZUELA: Diputada Larissa González llama a marchar a pesar del cierre de las estaciones
Francisco partió a Polonia para visitar el campo de exterminio nazi de Auschwitz
Video | Escrachan a un acosador en pleno viaje del tren Roca
Bayer Cropscience incrementa su negocio hasta 254 millones pero frena beneficio
Air France cancelará más del 20% de sus vuelos por huelga de sindicatos
VENEZUELA: Compromisos del Comandante Hugo Chávez con la madre África en exposición fotográfica
VENEZUELA: Ayer comenzaron las audiciones para seleccionar el nuevo elenco de la CNT
ARGENTINA: Obama salta al ruedo al rescate de Hillary
Por un reclamo de aeronáuticos, mañana podría haber demoras en los vuelos
Jorge Rodríguez debe comparecer hoy ante la AN por profanación de tumbas en Cementerio del Sur
¿Cuál es el método para descubrir a un genio del fútbol como Lionel Messi o Cristiano Ronaldo?
Javier Mascherano sigue en Barcelona: renovó su contrato por tres años más
VENEZUELA: El Papa está particularmente afectado por asesinato de un sacerdote en Francia
URUGUAY: Pereira admite que Pit-Cnt "le erró"; para Fuentes Vázquez es un "niño caprichoso"
PERÚ: Siria: Estado Islámico asesina a 44 personas en nuevo atentado
VENEZUELA: Orquesta Latinocaribeña Simón Bolívar lanza su primera producción discográfica:
Petróleo registra queda em dia de divulgação sobre reservas dos EUA
Destacadas

Gonzalo Morales Miami VENEZUELA: Caracas empieza su despertar ciclista
Francisco Velasquez Venezuela también se queja del estado de la Villa Olímpica
Francisco Velasquez VENEZUELA: Cocodrilos arrancó su plan vacacional
Gonzalo Morales Miami Jarlinson Pantano reemplazará a Nairo en Río
Gonzalo Morales Miami Si ya gané el oro una vez, lo puedo hacer de nuevo: Mariana Pajón
Gonzalo Morales Miami Camino a Río, un cierre de preparación con cinco rivales top
Gonzalo Morales Miami Sebastián Iermito, el campeón que se dedicó al ajedrez por prescripción médica
Francisco Velasquez Carlos Bacca está cerca de llegar al Barcelona
Francisco Velasquez Ángela Tenorio está dispuesta a volar en las pistas de Río 2016
Francisco Velasquez <span style='display:none'>Francisco Velásquez//</span> Jhonattan Vegas ingresó al top 100 del ranking mundial del Tour PGA

Opinion y Noticias / View Comments La semana pasada se cumplieron 47 años de la llegada del hombre a la Luna. Se recuerda siempre ese día. Algo muy importante para los...

Ads by Web24

No dejes de leer www.Noticias-Venezuela.com
http://www.noticias-venezuela.com

CORREIO DA MANHÃ Um título do grupo

© Sarkis Mohsen Yammine

Tags: Grupo de Empresa Familiar

Con información de: Correio da manhawww.entornointeligente.comSíguenos en Twitter @entornoi
...


Jamaica Gleaner / An increasing trend for Jamaicans to make deposits in United States dollars in commercial banks as well as non-bank financial institutions is a sign of the dollarisation of...

Ads by Web24

Regístrate y conviértete en un experto en publicidad
Http:/www.adscoins.com

Jamaica Gleaner / A detective from Hong Kong teams up with an American gambler to battle against a notorious Chinese criminal. SkipTrace is a Hong Kong-Chinese-American action comedy directed by Renny...

ATENCIÓN: TODOS LOS CONTENIDOS PUBLICADOS EN ESTE SITE SON PROPIEDAD DE SUS RESPECTIVOS DUEÑOS, ENTORNOINTELIGENTE NO SE HACE RESPONSABLE POR LOS CONTENIDOS DE TERCEROS. CADA NOTICIA ESTÁ ASOCIADA AL MEDIO DE ORIGEN.
LOS AVISOS DE GOOGLE SON PROPIEDAD DE GOOGLE Y EN NINGÚN MOMENTO GUARDAN RELACION CON LA LÍNEA EDITORIAL DEL PORTAL ENTORNOINTELIGENTE.COM