Na água, a primeira prova de fogo para os Jogos de 2016
 Inicio > Internacionales | Publicado el Sabado, 09 de Noviembre del 2013
Na água, a primeira prova de fogo para os Jogos de 2016
Noticias Relacionadas: Jogos2016FogoProvaPrimeira
Esta noticia ha sido leída 99 veces


OGlobo / RIO - Diretor executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Rio-2016, o ex-atleta olímpico Agberto Guimarães revelou que o primeiro dos eventos-teste para os Jogos, uma exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das diversas federações internacionais, será em 2014.

— No iatismo, haverá um evento-teste obrigatório em agosto de 2014, para observar 100% da área de competições. O objetivo é saber como está o vento, o desenho da raia. Tem de ser feito na época dos Jogos (haverá outro em agosto de 2015). Será na Baía de Guanabara, e isso vai dar uma ideia se ela está boa para 2016 — afirmou Agberto, acrescentando não estar preocupado. — O que a gente não pode é ter surpresas. Se a Prefeitura assumiu as instalações de Deodoro há dois meses e meio, lá vamos correr contra o tempo. Então, vamos nos planejar para isso.

Entrosado com organização de Londres

Em setembro, no quinto encontro da Comissão de Coordenação do COI para a Rio-2016, o suíço Gilbert Felli, diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, mostrou sua preocupação com a lentidão nas obras e a influência disso nos eventos-teste. Para Agberto, não é necessário que uma arena já esteja pronta para que o evento-teste seja realizado. Observou que em Londres-2012 o Estádio Olímpico foi testado em maio, dois meses e meio antes do megaevento.

— No hipismo, em Deodoro, por exemplo, posso fazer um evento-teste com as arquibancadas que estão lá, tendo à disposição a área de competição, o percurso desenhado, cronometragem, tecnologia. O que tem de ser testado é o essencial. No Engenhão, se a Prefeitura entregar as pistas de competição e de aquecimento, posso testá-lo sem os 15 mil lugares adicionais, utilizando os locais de competição, câmaras, premiação... — disse Agberto.

Segundo o dirigente da Rio-2016, em Londres, também não estava tudo pronto quando da realização dos eventos-teste.

— O essencial é testar áreas de competição, espaço para os atletas, tecnologia, local para torcida, serviços para o público. Não estamos tão mal assim, desde que não haja surpresas.

No entender de Agberto Guimarães, a mil dias do megaevento, não há tensão, mas ansiedade.

— Quero ver as coisas acontecerem e se a tropa não vai tremer na base. Mas não tenho qualquer dúvida de que será um evento muito bacana, com a cara do Brasil. Será organizado, divertido, colorido, tecnicamente correto, e as pessoas viverão uma ótima experiência — previu Agberto, acrescentando que o Rio deu sorte em suceder Londres, cujos Jogos tiveram como líder o ex-atleta Sebastian Coe.

Segundo Agberto, com a organização do evento em Londres, o Rio tem uma parceria e uma oportunidade de aprendizagem fantásticas:

— Não podemos comparar muita coisa com 2012, mas aqui temos uma instalação icônica, a Lagoa, da qual nem o COI nem os atletas abrem mão, porque até onde sei, é a primeira lagoa urbana a ser usada nos Jogos. No vôlei, o Maracanãzinho é a casa daquele esporte. Temos o Maracanã, para a abertura e o encerramento, e o Engenhão, para o atletismo. Assim, as equipes das cerimônias não vão se confundir com as que vão preparar o atletismo. É como se fossem dois estádios olímpicos.

Embora o slogan de 2016 não esteja definido, no segundo semestre de 2014 será lançado o mascote do megaevento.







Las noticias más locas seriamente narradas
 

Alberto Ignacio Ardila Olivares tiene página web
 
TAMBIEN TE PUEDE INTERESAR
El Movistar Estudiantes presenta a su último y misterioso fichaje: un león marino
Resurge Nadal, venció en tres sets a Verdasco
Arturo Vidal ya es del Bayern Múnich
Barça consider fine "unjust and unacceptable"
Agresión a periodista dejaría sin puesto al DT de México
Rafinha may miss Barça's Chelsea match
Filipe Luis: "I'll fight to keep making history with Atleti"
A Mourinho "le salió el tiro por la culata": Presidente del Oporto sobre Iker Casillas
Real Madrid reduce their youth set-up: adios to 40 players

Cunas, Coches, Biberones, Ropa de Niña y Niños... Y muchos juguetes
 

En serio existe un portal con las noticias locas de todos los días llamado CUALQUIERVAINA.COM